abril 13, 2010

Blog # 585

O segundo filme da série Millenium, adaptação da série de livros homónimos assinados por Stieg Larsson, deixa-nos suspensos sobre a sorte de Lisbeth Salander (interpretada por Noomi Rapace), a mais inesperada das heroínas da literatura popular no início do século. Lisbeth não é uma beleza escultural (nem sequer nórdica) e não pertence à cosmologia de Hollywood. Pelo contrário. Mas desperta sentimentos de solidariedade, de interesse e até de paixão. Magra, tatuada, com vários piercings no corpo, solitária, bissexual, ela é mais do que uma ‘hacker’ ou uma ‘punk’. Além de desafiar os modelos habituais de beleza, ela contraria as formas tradicionais de rebeldia. Os sociólogos têm uma vasta matéria para se entreter, se dermos o desconto. Se não viu o filme, leia os livros.

***

Promete ser uma autêntica bomba nos estudos sobre a extrema-esquerda portuguesa: o livro de Miguel Cardina, ‘A Esquerda Radical’ (AngelusNovus) sairá ainda em Abril e é um retrato ao pormenor dos grupos ‘m-l’ portugueses.

***

FRASES

"No discurso [Passos Coelho] não entra mal, mas o melão só agora começou a ser aberto." Eduardo Dâmaso, ontem, no CM.

"[Passos] parecia um aluno bem comportado, muito asseado e com a lição esmeradamente estudada." Joana Carvalho Dias, no blogue Hole Horror.

Etiquetas: