abril 19, 2010

Blog # 589

Até amanhã decorre em Matosinhos a quinta edição dos encontros Literatura em Viagem (LeV). Autores e leitores encontram-se na biblioteca Florbela Espanca em redor da mais antiga associação entre duas belas artes: escrever e viajar. Os primeiros grandes livros da história da humanidade tratam disso, de viagens, aventuras que percorriam os planisférios e reconstituíam paisagens. Hoje em dia, a viagem, seja a de Paul Theroux (que atravessa continentes) ou a de Xavier de Maistre (em redor do seu quarto), é ainda um dos mistérios criadores da literatura. Os portugueses escreveram sobre o mundo todo, foram durante séculos autores de livros de viagem. Repórteres. O que lhes faltou em imaginação sobrou-lhes em sacrifício e em conhecimento do risco. Hoje, são autores de fronteira.

***

Sai em finais de Maio mas convém marcar lugar: ‘Todos os Homens São Mentirosos’ é um “romance policial” do argentino-canadiano Alberto Manguel (Teorema). A vítima é um escritor sul-americano e a investigação será muito saborosa.

***

FRASES

"A velhice não é só sabedoria. É também desejo, vontade de viajar e de conhecer o outro." João Brites, encenador, ontem no CM.

"Quem quer, ou precisa, de dizer a verdade? E quem sofre, chora ou lhe dói ao dizer a verdade?" Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

Etiquetas: