abril 22, 2010

Blog # 592

A biografia de Lenine, da autoria de Robert Service (publicada pela Europa-América) é um documento impressionante: ela ensina como se constrói um ditador. Mais do que isso: um homem obsessivo, servido por uma corte de legionários fiéis e temerosos, um homem de estômago delicado e frugal, disciplinado e inflexível, sempre preocupado com a sua saúde e com a existência de traidores nas suas fileiras – de qualquer modo, o criador dos ‘gulags’ e do estado policial que moldou à medida dos seus medos e obsessões. Vladimir Ilyitch Ulianov nasceu há 140 anos, cumpridos hoje; também graças a ele, o mundo foi como foi – e o debate sobre o comunismo, a esquerda clássica, o império soviético, não poderá fazer-se sem uma análise da sua fundação, ou seja, da existência de Lenine.

***

Poesia e eternidade, um lamento – assim poderia escrever-se acerca de ‘Necrophilia’, de Jaime Rocha (Relógio d’Água), um dos seus mais belos livros; tão perto do lugar onde a poesia ferve, que comove. Um dos livros do ano, para já.

***

FRASES

"A grande notícia é que a Covilhã está pronta para receber os jogadores da seleção." Carlos Queiroz, ontem, no CM.

"Manuel Alegre não é o candidato dos socialistas, mesmo que obtenha o apoio da direção do PS." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: