abril 10, 2010

A virtude da derrota

Vale a pena gostar de Falcao. O golo (aquele golo) da jornada passada valeu por vários desgostos dos adeptos mas não compensa o resto das desilusões. Há quem, entre os adeptos do FC Porto, acredite que não vale a pena falar de derrotas — o futebol é um jogo, certamente, mas é também uma realidade financeira e um palco de poder; por isso, qualquer derrota tem um peso extraordinário na economia dos clubes. Há quem acredite que não se pode brincar com o assunto. Pode.

Lembram-se quando um simpático guarda-redes belga ameaçou que a sua selecção nacional iria moer Ronaldo com pancada? Uma onda de indignação cresceu como se fosse um ataque às quinas, ao hino e ao bacalhau. Foi ridículo. Devíamos ter rido e suportado a brincadeira, inventando outra maior e mais humilhante. Um jogo também é isso. E o humor diante das derrotas. A piada que inventamos, na hora, sobre a derrota (a mais recente, já agora, é «Liverpool: the Fab Four.»), é importante. Desdramatizar é meio caminho andado para encarar as próximas jornadas. Penso nisso quando, na tv, vejo alguns comentadores de emblema ao peito, rosto fechado, linguagem ressentida, e incapazes de um sorriso, de uma piada, de uma ironia. Ao vê-los, inteiriçados, apetece pensar que estão a tratar das alteração ao PEC. Futebol é também riso puro, artimanha, artifício, drible, desmoralização do adversário.

Por exemplo, no FC Porto, é preciso lembrar que, depois de quatro campeonatos vitoriosos e sucessivos, manda a lógica que se encomende um novo ciclo. É uma espécie de «até já, voltamos para o ano» (ainda não se sabe se este campeonato é lampião...), «e com mais gente no túnel». O humor é um instrumento fundamental no cavalheirismo do futebol. Ele permite lembrar que há, na derrota, uma virtude a descobrir – porque ensina a não contratar primos do Prediger.

Estamos tranquilos. O mundo não termina ao fundo do túnel (eu sei que é uma piada recorrente...). Se este campeonato nos escapar (passei a última semana a desenhar probabilidades matemáticas), dedicamos o próximo ao Benfica. Salvo seja.

in A Bola - 10 Abril 2010

Etiquetas: