maio 17, 2010

Blog # 609

Editores, autores e leitores – todos sabem que a Feira do Livro de Lisboa é mais do que um acontecimento para quem gosta de livros; é, sobretudo, um facto meteorológico. Antes de ser antecipada para o fim de Abril (uma decisão menos boa), a Feira anunciava o início do verão e a derradeira chuva de Junho. Agora, abrindo mais cedo, marcou o início da primavera – este fim de semana já mereceu o nome. E, à semelhança de outros anos, vai ser prolongada por mais uma semana (a 1 de Junho passará para o Porto). Eu, que gosto da feira à maneira tradicional, fico contente; os livros ficam bem numa cidade, como uma espécie de estante monumental rodeada de gente; é um ponto de encontro civilizado, desprendido e alegre, com quem anda à procura dos últimos herdeiros de Gutenberg.

***

M. do Rosário Pedreira saiu da Quid Novi no final do ano e passou para a Leya, onde é responsável pela captação novos autores portugueses. Os seus primeiros livros saem já em Junho – alguns serão uma boa surpresa para o verão.

***

FRASES

"Suspendê-la foi uma medida radical. Se o sonho dela é ser modelo, não faz mal a ninguém." Rosa Santos, da Ass. de Pais da escola de T. de Dona Chama, sobre Bruna Real. Ontem, no CM.

"A tristeza só é um direito quando ninguém fez da tua alegria um dever." No blogue Ouriquense.

Etiquetas: