maio 29, 2010

Patriotas!

A temporada termina com uma «exigência patriótica»: a de apoiar «a selecção» nacional. Ou seja – todos temos de apoiar «a selecção», ainda que «a selecção» não nos apoie a nós e nos magoe ao ponto de jogar como jogou contra Cabo Verde. O argumento é o de que «a selecção» não estava em pleno. Danny desmontou a armadilha; claro que não era verdade: o estágio já tinha começado, o estrelato já se tinha mostrado à Serra da Estrela e ao mundo, e o futebolinho «da selecção» continuava o mesmo que fez aquele resultado contra a Albânia.

A partir de agora, leitores, cuidem-se; temos de ser patriotas. Bandos de vigilantes estão preparados para nos cercarem de invectivas ao primeiro sinal de desconfiança, certos de que «a selecção» é um «desígnio nacional», muito semelhante ao novo aeroporto, ao TGV e à alheira de Mirandela. Para não sermos apanhados em falso, fica aqui o aviso aos rapazes que estagiam na Covilhã: jogai com tino. Não conteis com um apoio incondicional dos fãs; é certo que faremos força, que veremos os jogos, que discutiremos cada passe e que – quem sabe? – agitaremos uma bandeira em vossa honra. Mas o vosso lugar não é o de uma estátua à beira do pedestal. Jogar pela selecção não é uma ocupação trivial; se quereis o apoio da rapaziada, o entusiasmo dos fãs, a paixão dos portugueses, fazei por isso. Não podeis falhar tantos passes nem ser tão zarolhos diante da baliza dos adversários. Estamos convosco. Mas isso tem um preço, não vos fieis no patriotismo, que geralmente (ficai a saber) é uma força de disfarçar a pulhice. Fiai-vos no futebol, que nós vamos atrás. Como uns valentes.

P.S. - Por terem «lesado a honra e reputação» da Comissão Disciplinar da Liga, o FC Porto e o SC Braga foram multados pela Comissão Disciplinar da Liga. Há aqui uma perversão que o leitor detecta facilmente: a CD da Liga julga os casos em que a CD da Liga intervém como queixosa. Não é preciso ser jurista nem ter o inexcedível talento de um membro da CD para vê-lo claramente, tenha a Liga os regulamentos que tiver. O bom senso é cada vez mais raro.

in A Bola - 29 Maio 2010

Etiquetas: