junho 07, 2010

Blog # 623

O governo vai fechar mais escolas e, entretanto, admite que os alunos com mais de 15 anos podem saltar do 8.º para o 10.º ano desde que façam o exame do 9.º. São soluções – não as ideais, mas são soluções. Fechar escolas nunca é bom, sobretudo porque os técnicos que as fecham, a centenas de quilómetros, não conhecem as estradas nem os efeitos que a viagem diária de 2 horas num autocarro autárquico tem numa criança. Quanto à rapaziada de 15 anos que pode fazer o exame do 9.º, é – claramente – uma maneira de despachar o assunto e de ver se eles estudam sozinhos. O problema é que as autoridades apresentam estas soluções como “as ideais” e como um incentivo a bem das crianças e da qualidade do ensino. O melhor era dizerem a verdade. Podia-se discutir, mas a falar verdade.

***

É já amanhã que o irlandês Colm Tóibín estará em Cascais (Museu C. Castro Guimarães) para a apresentação do seu novo romance ‘Brooklyn’ (Bertrand), às 18h30. Uma história entre Brooklyn e Dublin, na melhor tradição irlandesa.

***

FRASES

"O melhor é o ministério da Educação assumir que a escola já não é um local de estudo." F. Moreira de Sá, no blogue Albergue Espanhol.

"Pode ter sido levada por homens, mas acredito que pode ter sido vítima da inveja de mulheres." Mãe de Carina, a jovem de Lamego desaparecida há 35 dias. Ontem, no CM.

Etiquetas: