junho 08, 2010

Blog # 624

Amanhã comemoram-se os 200 anos do nascimento de Robert Schumann, um músico que, curiosamente, começou por estudar Direito na cidade onde viveu e morreu Bach (Leipzig). Foi aí, no meio de paixões turbulentas ou, pelo menos, intensas, que se apaixonou pelo piano, instrumento a que dedicou a maior parte do seu talento, dos seus sonhos e do seu esforço. Assinalar este bicentenário é importante – Schumann reenvia-nos aos tempos de glória da música e do romantismo. Era bom que, amanhã, soasse uma pequena peça de Schumann onde quer que estivéssemos. Na escola era bom, mas será difícil. Na rádio, seguramente. Em nossa casa, talvez. Mas, como se trata de música, pode ser apenas no nosso coração, que é a melhor sala de espetáculos para um músico ser recordado. Como um verso.

***

A Caminho das Palavras acaba de publicar ‘Fora de Jogo’; tema? Futebol. Escrito por Francisco Duarte Mangas, Jacinto Lucas Pires, Jorge Marmelo, João Tordo, Patrícia Portela, Sérgio Almeida ou Moacyr Scliar. É o tema, é o tema.

***

FRASES

"Faça férias cá dentro, ajude a pagar o TGV. As férias no Algarve pagam uma obra da Mota-Engil." João Miranda, no blogue Blasfémias.

"O Estado tem que estar ao nosso serviço. Não somos nós que estamos ao serviço do Estado." Pedro Passos Coelho, ontem, no CM.

Etiquetas: