junho 29, 2010

O olhar estrangeiro

"Com um olhar crítico, e não menos apaixonado, sobre seu próprio país, o escritor, professor universitário e jornalista português Francisco José Viegas, é autor de diversos livros de poesia, de livros de viagem e de romances traduzidos para o alemão e o francês.

Através de romances de sucesso como Lourenço Marquês, Longe de Manaus, Viegas leva seus leitores a grandes histórias policiais, aventuras, seja em Guiné, Angola, Portugal ou Brasil. Sempre acompanhado de seu protagonista, o detetive portuense Jaime Ramos.

No Brasil, onde tem livros publicados pelas editoras Record e Língua Geral, Viegas mantém forte relação afetiva. Já morou em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, além de ter viajado o país afora descobrindo e se encantando com os brasileiros.

Francisco José Viegas conversou com SaraivaConteúdo sobre a proximidade cultural entre Brasil e Portugal, fazendo um paralelo crítico-afetivo entre os dois países, principalmente no universo literário. O encontro ocorreu no escritório da revista Ler, onde ele trabalha como editor."

Etiquetas: