julho 09, 2010

Blog # 647

Ontem, o Ministério da Cultura apresentou uma proposta sobre taxas e isenção de taxas para efeitos de doação de livros. Explica-se com facilidade: ao fim de alguns anos, os editores têm de dar um destino aos livros que estão em armazém. Alguns deles gostariam de doá-los – mas essa doação não está isenta de IVA, o que é um absurdo. Em alguns casos, os editores são obrigados a destruí-los, opção certamente desumana mas que lhes fica mais barata do que pagar ao Estado por vendas não efetuadas. Com esta iniciativa, o governo propõe-se ficar com os livros em excesso e distribuí-los conforme entenda, encaminhando-os para associações culturais, prisões, escolas, etc. É uma ideia a estudar. Em se tratando de livros, toda a gente quer oferecê-los. Pagá-los é mais difícil.

***

Livros de Verão (4). Para amantes da obra de Enrique Vila-Matas, ‘Diário Volúvel’ (Teorema) é uma tentativa de explicação dos seus livros, dos seus medos e das suas personagens. Uma viagem ao coração da obra, salvo erro.

***

FRASES

"O PS tem dias. Às vezes adora os mercados e anda aos beijos na boca aos capitalistas." António Ribeiro Ferreira, ontem, no CM.

"As revistas que vivem do erotismo começam a perder interesse e mercado." No blogue O Inimputável.

Etiquetas: