julho 19, 2010

Blog # 653

O igualitarismo é uma doença das culturas onde a inveja é o prato do dia. José Mourinho explicou no sábado como planeia tratar C. Ronaldo: “Quero um esquema tático onde Ronaldo se sinta como um peixe na água para ser o melhor.” É mau? Não. É excelente. Ronaldo é um talento extraordinário e Mourinho percebeu o lance: com um jogador dessa ordem, vai aproveitar cada metro em campo e mandar que a equipa o ajude. Pelo contrário, o “desejo nacional” é o de pôr Ronaldo num “plano de igualdade” com qualquer coxo que se apresente no relvado, para jogar “para a equipa”; não perceberam que “a equipa” ganha quando Ronaldo se transcende. Mas a inveja e o desejo de humilhar os melhores transformou Portugal num país ressentido que odeia as exceções e tem horror ao “quadro de honra”.

***

LIVROS DO VERÃO (10). É o mais denso e o mais belo dos romances de Raymond Chandler: ‘O Imenso Adeus’ (Presença) é mais do que “literatura policial”. Quem não o leu pode começar agora a acompanhar o detetive Philip Marlowe.

***

FRASES

"Melhorar o ensino da Matemática deveria ser a aventura principal da ministra Isabel Alçada." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"A ‘cultura’, como tudo, não pode ficar refém dos caprichos daqueles que a produzem."
Lourenço Cordeiro, no blogue Complexidade e Contradição.

Etiquetas: