julho 29, 2010

Blog # 661

The million dollar book.’ Mais do que isso: um milhão de exemplares vendidos em formato digital apenas na Amazon, foi ontem anunciado em Nova Iorque. Trata-se de Stieg Larsson e da ‘trilogia Millenium’, disponível para Kindle, iPhone, iPod Touch, BlackBerry e iPad, além de computadores pessoais. São cerca de duas mil páginas de papel transformadas em ‘bytes’. Ou seja: Larsson, que morreu em 2004, ultrapassa todos os vivos, o que, só por si, é um triunfo para a “ideia de literatura” – e ainda não apareceu o filme em versão de Hollywood, agora anunciado com Daniel Craig em vez de George Clooney. O que alimenta os leitores de Larsson? Personagens. Histórias também, mas sobretudo personagens que não nos abandonam ao fundo da página e continuam a seduzir-nos. É isso, não é?

***

LIVROS DE VERÃO (18). Regresso à poesia por causa do Verão. A Assírio & Alvim acaba de publicar ‘O Tempo das Suaves Raparigas e Outros Poemas de Amor’, poesia escolhida, a dedo, de Ruy Belo. Ora, o que se espera do Verão?

***

FRASES

"Como sempre afirmei, cumpri todas as regras e exigências." José Sócrates, ontem, no CM.

"Fechem os tribunais, que tudo isto é coisa das vossas cabeças. Poupamos dinheirinho." Tiago Moreira Ramalho, no blogue A Douta Ignorância.

Etiquetas: