agosto 04, 2010

Blog # 665

As contas são desconexas e admitem alguma margem de erro mas, para todos os efeitos, assinala-se hoje mais um aniversário sobre a destruição definitiva do Segundo Templo de Jerusalém, no ano 70 da nossa era. O judaísmo posterior (três anos depois, as tropas de Tito assaltam Massada, o último reduto judeu, e em135 DC o imperador Adriano arrasa Jerusalém) fica, assim, condenado à diáspora e ao exílio permanente. Nenhuma religião é tão marcada pela ideia de extraterritorialidade como o judaísmo – todos os seus preceitos fundamentais são ordenados a partir dessa data. Resistência, estudo, recolhimento, perseguição, clandestinidade, extermínio: o judaísmo conheceu todas as variações desta escala. Além de uma religião, é um método, uma tradição e uma influência.

***

LIVROS DE VERÃO (22). Aproveitemos também o verão para ler ‘Submundo’, de Don DeLillo (Sextante), um romance grandioso sobre a América, o basebol, a violência, Nova Iorque – mas sobretudo a partir do basebol. Génio e talento.

***

FRASES

"A minha obrigação é ir ao encontro daquilo que Kaká precisa. A dele é seguir a minha filosofia." José Mourinho, ontem, no CM.

"Os nossos bem remunerados gestores falam como se houvesse um regabofe salarial em Portugal." João Rodrigues, no blogue Arrastão.

Etiquetas: