agosto 17, 2010

Blog # 674

Para Eça, em certos dias Portugal era “uma choldra”; havia outros dias maravilhosos. Ontem como hoje, procuramos sinais que nos salvem. As autoridades ficaram muito felizes com “o dispositivo” que combate os incêndios (70% dos fogos europeus são aqui); o governo exultou com os 0,2% de crescimento (o quarto pior desempenho europeu); as universidades sorriram quando o “índice Xangai” colocou duas portuguesas numa lista de 500 (em 401.° e em 500.º). Vivemos em propaganda permanente; na maior parte dos casos, manobrando as estatísticas – na economia, nos exames das escolas, no crime, nos acidentes rodoviários. Ou seja, temos medo de nós mesmos. Se fosse numa empresa, haveria avaliação, castigo e despedimento. No caso da política, há eleições e a coisa há-de manobrar-se.

***

LIVROS DE VERÃO (31). Uma das formas de encarar o país é ler o que os outros escrevem de nós. Há um século, Miguel de Unamuno dedicava-nos ‘Portugal: Povo de Suicidas’ (Letra Livre). Não é um retrato brilhante, mas é a vida.

***

FRASES

"O Benfica massacrou, com muitos jogadores dentro da área e eles com uma defesa na molhada." Jorge Jesus, ontem, no CM.

"Cheirou-me ser esta a última época de Jorge Jesus no SLB. E não foi pelo resultado." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

Etiquetas: