agosto 24, 2010

Blog # 679

Nascida na Ella Gwendolen Rees Williams é um nome que lembra as irmãs Brontë, por exemplo – e tanto ‘Um Vasto Mar de Sargaços’, que evoca ‘Jane Eyre’, como ‘Bom Dia, Meia-Noite’ (Bertrand), merecem esse empréstimo. Mas o nome que tornou conhecida Ella Gwendolen, que nasceu faz hoje cento e vinte anos (1890-1979), é Jean Rhys. Em 1966, ‘Um Vasto Mar de Sargaços’, que nos transporta à primeira metade do século XIX (na Jamaica) foi uma surpresa literária mais do que agradável; Rhys, que nascera na bela ilha de Domínica (nas Caraíbas), captara a essência mais destrutiva da vida colonial e falara da sua grande solidão, do desapontamento amoroso e do poder da memória. Depois disso desapareceu. Voltou episodicamente; a sua fragilidade nunca desmentiu a grandeza do seu livro.

***

LIVROS DO VERÃO (36). Com tradução direta do russo (por António Pescada), aí está ‘Diário de um Homem Supérfluo’, de Ivan Turguéniev (edição Arbor Litterae): o enorme talento de um nome e de uma época. Cem páginas a não esquecer.

***

FRASES

"Portugal perdeu algumas oportunidades de mudar de rumo." Manuel Alegre, ontem, no CM

"Para uma relação durar, os elementos do casal devem amar-se à vez. Ao mesmo tempo dá confusão." Bruno S. Martins, no blogue Avatares de um Desejo.

Etiquetas: