agosto 26, 2010

Blog # 681

Sita Valles era uma mulher muito bela, comunista, entusiasta – e queria fazer a revolução, fosse onde fosse. Falhada a hipótese em Portugal, quis ir fazê-la em Angola, com o MPLA dividido numa guerra entre tendências. Sita Valles ficou ao lado dos ‘nitistas’ (de Nito Alves e Zé Van Dunem, com quem casou). Como muitos milhares de ‘nitistas’, Sita foi presa, torturada e fuzilada, na sequência do golpe de 27 de maio – um processo com mais de 50 mil mortos, campos de concentração e horrores infindáveis. A história é complexa e o 27 de maio ainda está por explicar totalmente. Mas Sita Valles é o emblema dessa história terrível. Leonor Figueiredo publica agora a sua biografia (Aletheia) com o subtítulo ‘Revolucionária, Comunista até à Morte’. Uma vida incómoda e incompleta.

***

LIVROS DE VERÃO (38). ‘Animais Tristes’, do catalão Jordi Puntí (Teorema) é um livro sobre as vítimas do amor e sobre a tristeza de depois do sexo. Bom para acautelar amores de fim de verão – e certa melancolia do próximo outono.

***

FRASES

"A saga dos processos disciplinares a Carlos Queiroz é uma das mais penosas novelas do verão." Eduardo Dâmaso, ontem, no CM

"Santos Silva poderia ser ministro dos ataques mas jamais da Defesa." Paulo Pinto Mascarenhas, no blogue O Cachimbo de Magritte.

Etiquetas: