agosto 21, 2010

Excentricidades

A minha tese é a de que o FC Porto está a disputar a Liga Europa porque é um título que ainda falta na sua sala de troféus. É um argumento de «hooligan» e gosto dele, mas serve também para salientar a necessidade de cuidados no estilo e no ritmo de jogo da equipa. A Supertaça foi, como aqui escrevi, uma reparação, uma espécie de confirmação de expectativas diante do seu principal rival interno – e uma vitória justa; o jogo diante da Naval evidenciou a necessidade de descobrir caminhos para o golo, coisa que a vitória de ontem, contra o Genk, também reafirmou, a par de alguns excelentes sinais.

Não é um problema que diga apenas respeito ao FC Porto. A começar na segunda semana de Agosto, o campeonato não só está ainda totalmente aberto como corre o risco de proporcionar um arranque em falso, com contratações a decorrer, saídas de jogadores a serem equacionadas – ou seja, sem equipas totalmente definidas, flutuantes e indecisas (tanto mais que este foi um ano de Mundial). Isto é prejudicial para o futebol em si mesmo, para o espectáculo e para os adeptos. É um calendário a precisar de rearrumação, tanto mais que conta com a interrupção «de Inverno», uma excentricidade.

2. Parece cada vez mais evidente que seja lá quem for não queria Carlos Queiroz como treinador da selecção nacional. Por muito que sejam explicados os pormenores deste processo disciplinar (e de um outro que já se anunciou), a ninguém passam despercebidos os timings mal escolhidos para julgar factos ocorridos em Maio – nem sequer o tom apressado do comunicado da FPF a desmentir iniciativas para contratar outro treinador. Nada a fazer: nem despediram Queiroz depois dos resultados e exibições do Mundial, nem o castigaram com determinação em tempo útil (esta espera de três meses soou a calculismo bacoco), nem o defenderam por acreditarem nas suas capacidades. Limitaram-se a mostrar quem (ainda) manda, a ficar a meio do caminho e a criar um ambiente insuportável que não augura nada de bom. Outra excentricidade.

in A Bola - 21 Agosto 2010

Etiquetas: