setembro 01, 2010

Blog # 685

O país faz contas e faz bem. É preciso cortar na despesa – uma evidência que o governo evita sempre que pode. Mas veja-se o caso das escolas: as autoridades andam felizes porque poupam com o encerramento de escolas. Não deviam. Encerrar uma escola devia ser uma decisão muito séria e nunca deixada aos que se ocupam da engenharia social do governo, um misto de autoritários e burocratas que decidem tudo em Lisboa. Portugal não está apenas a perder as aldeias e a desregular a vida do interior – faz experiências educativas com crianças que, em alguns casos, saem prejudicadas do processo. Gastar nas autoestradas, nas grandes obras e nos computadores é negócio e investimento; tratar do ensino com o cuidado que ele merece já é uma despesa. Esta gente está a destruir o país.

***

Sai durante este mês, dia 27 – o novo romance de José Eduardo Agualusa leva o título de ‘Milagrário Pessoal’ (Dom Quixote) e trata, imagine-se, da Língua Portuguesa. Uma aventura prodigiosa, sensual e divertida.

***

FRASES

"Ela chegou ao meu café a gritar que o marido a queria matar." Florinda Veiga, sobre uma vizinha que o marido tentou incendiar. Ontem, no CM.

"Visto a partir da Europa Central, Portugal é uma pequena anomalia." Luís Naves, no blogue Albergue Espanhol.

Etiquetas: