setembro 08, 2010

Blog # 690

Jean-Luc Godard anunciou que não vai a Hollywood receber o Óscar honorário (nesta edição também atribuído a Coppola e a esse extraordinário actor que é Eli Wallach). Há um pouco de arrogância francesa na sua decisão, mas compreende-se que aos 79 anos Godard pode decidir onde vai e onde não vai. Acontece que a Academia decidiu que havia duas cerimónias – a dos Óscares e a dos Óscares Honorários, atribuídos a figuras incontornáveis do cinema; ou seja: para não “atrapalhar” a atribuição televisiva dos Óscares, realiza um jantar, discreto e onde não aborrece a indústria, onde homenageia as “figuras do cinema”. Ao ‘show business’, tudo; ao cinema, um jantar sem televisão em direto. Godard faz bem em torcer o nariz. Ou é Óscar ou não é Óscar. Ou é cinema ou não é cinema.

***

O irlandês Colum McCann escreveu ‘Deixa o Grande Mundo Girar’ (Civilização) recorda as Torres Gémeas de Nova Iorque – para depois escrever aquilo que pode ser um guia romanesco e romântico da cidade. Uma bela história.

***

FRASES

"O Presidente, em grande forma, exigiu aos meninos rabinos que falassem verdade aos indígenas." António Ribeiro Ferreira, ontem, no CM

"Ser contra o progresso é ser conservador? Não. É ter juízo. É ter cautela." João Villalobos, no blogue Albergue Espanhol.

Etiquetas: