setembro 16, 2010

Blog # 696

Morreu Francisco Ribeiro, o violoncelista fundador dos Madredeus. O som original da banda (e aquilo que foi a sua maravilhosa contribuição para mudar a música portuguesa) não seria o mesmo sem a sua presença. ‘Os Dias da Madredeus’, ‘Existir’, ‘O Espírito da Paz’ ou ‘Ainda’ marcaram essa mudança – e o seu violoncelo era uma intromissão que, além de talento, trazia também doçura, beleza, harmonia, tranquilidade, ritmo, volatilidade, melancolia. São elementos essenciais da música; foram os sinais trazidos pelos Madredeus. O seu último projeto, ‘Desiderata: A Junção do Bem’, continuava e aprofundava esse som harmonioso e essa natureza melancólica que nunca o abandonou e que nunca nos abandonou depois de termos escutado a sua música uma vez que fosse. Obrigado, Francisco.

***

Isabel Fonseca é casada com o escritor Martin Amis – a Teorema acaba de publicar o seu segundo livro em Portugal, um romance (o primeiro, ‘Enterrem-me de Pé’, é uma homenagem aos ciganos), ‘Attachment’. O tema? O casamento.

***

FRASES

"Não há cerimónias porque nos últimos 15 anos as propinas aumentaram 400 por cento." Estudantes do Instituto de Engenharia do Porto, ao primeiro-ministro. Ontem, no CM.

"A insistência do PSD na revisão constitucional é [...] como se tivesse ligado o complicómetro." Luís Naves, no blogue Albergue Espanhol.

Etiquetas: