setembro 22, 2010

Blog # 700

O livro de Leonor Xavier, ‘Casas Contadas’ (edição Asa), ganhou o Prémio Máxima de Literatura – é bem visto. Não por o prémio ser atribuído a mulheres, mas porque o livro de Leonor Xavier é um momento muito singular, superior, da narrativa portuguesa. Longe da apoteose mais recente dos livros das burguesinhas da política e da literatura (ou, pior, “dos afetos”, como elas dizem), ‘Casas Contadas’ é a travessia de uma aventureira deliciosa e madura, um ‘on the road’ cheio de cor e de amabilidade para com a vida. Leonor tem o que falta a grande parte das escritoras portuguesas: esse sentido da amabilidade, da inocência que se perde sem se esquecer, e o picante de uma escrita que não quer dar lições de moral nem pedir desculpa. Há muito que um prémio não era tão merecido.

***

Com tudo isto, em redor do afastamento de Manuel Maria Carrilho, não posso senão recomendar o seu livro, ‘E Agora? Por Uma Nova República’, publicado pela Sextante. Vale a pena ler alguém que pensa — e que é despedido por isso.

***

FRASES

"Os contribuintes portugueses já pagam quase três vezes mais juros do que os alemães." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"Carrilho está em processo de centrifugação. Depois queixem-se da qualidade dos políticos..." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

Etiquetas: