setembro 25, 2010

Guerra total

Uma das características da «guerra total» é precisamente essa e o Benfica tem revelado uma excelente forma ao praticá-la: nada fica sem resposta. Mais: o Benfica, até pela sua natureza, não sabe gerir o silêncio – mas é eficaz na forma como administra o ruído. André Villas-Boas respondeu de forma certeira: a «pressão», invocada por Jorge Jesus, é uma arma de dois bicos, até porque nove pontos não são nada – podem, com bastante naturalidade, transformar-se em doze ou quinze, ou reduzir-se para seis ou três. Ao contrário do Benfica, que conta com o beneplácito anual dos adivinhos e estrategas que atribuem o título de campeão antes de a época começar (é o chamado «campeão de Agosto», normalmente ganho pela equipa da Luz), o FC Porto esteve sob pressão nos últimos dois anos; e, no último, sucumbiu à pressão, ao (excelente) futebol do Benfica, e à encenação disciplinar da Liga.

É preciso elogiar a forma como o Benfica «administra o ruído». A sua forma de pressão é tão eficaz que conseguiu que Vítor Pereira abrisse um precedente notável ao fazer «um balanço da arbitragem» depois da «emergência» decretada pelo Benfica. O mesmo não aconteceu quando o Sporting, por exemplo, foi vítima de um golo de Ronny marcado com a mão, num jogo com o Paços de Ferreira. Quem pode, pode. Os órgãos da Liga estão lá para as ocasiões. O próximo passo é pedir a repetição de jogos, o que nem espantaria os mais avisados – mas seria uma novidade para quem viu o Guimarães-Benfica.

Essa estratégia de «nada ficar sem resposta» dá os seus frutos. Primeiro, com a invenção de Roberto como bode expiatório para a falta de futebol da equipa; depois, com erros de arbitragem que servem para explicar derrotas que ocorreriam de qualquer maneira. Trata-se de uma hábil gestão da imagem e da marca comercial – pode haver culpados em todos os lados, excepto, naturalmente, no Benfica propriamente dito.

2. A selecção entrou numa nova fase. Depois das estrelas contratadas a prestações ou para meios horários, Paulo Bento – pode acontecer – é uma solução agradável. Cuidem-se.

in A Bola - 25 Setembro 2101

Etiquetas: