outubro 13, 2010

Blog # 715

José Hermano Saraiva vai ser hoje homenageado pela Academia Portuguesa de História. Há tempos visitei-o na sua casa de Palmela – para falar de livros, para visitarmos a sua biblioteca e para ver as primeiras páginas do seu novo livro (um estudo sobre filosofia do Direito). Na altura com 90 anos, surpreendeu-me a energia; não apenas a do apresentador de televisão, mas também a do leitor, a do colecionador e do bibliófilo. José Hermano Saraiva despertou, em portugueses anónimos, mais interesse pela História de Portugal do que milhares de comemorações. A sua linguagem era atrevida e nem sempre rigorosa? Verdade. Dávamos um desconto, mas admirávamos o homem que apontava um lugar incerto e dizia: «Foi aqui que tal coisa aconteceu.» Às vezes, não era. Mas era como se fosse.

***

Reedição oportuna a caminho das livrarias: a dos fantásticos ‘Contos da Sétima Esfera’, de Mário de Carvalho (Caminho), desta vez com ilustrações de António Jorge Gonçalves. Oportunidade para reler o nosso melhor contista.

***

FRASES

"Todos os tipos do PSD que têm tacho de Sócrates, armam-se agora em arautos do entendimento." J. Adelino Maltez, no blogue Albergue Espanhol.

"Isto é o retrato do País que temos." Júlia Pinheiro, ontem, no CM.

Etiquetas: