outubro 14, 2010

Blog # 716

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, lembrou anteontem o papel dos museus como parte da ‘oferta cultural’ – e esta como parte essencial da oferta turística portuguesa. Faz bem. Durante anos, a maioria dos museus esteve entregue apenas ao pó, à excepção dos conhecidos, mas o seu renascimento é meritório e feliz. Há, no entanto, um problema: a vontade de multiplicar museus pode não levar à “inflação” mas ao empobrecimento crescente dos seus acervos. Um museu não se cria apenas porque “há vontade” ou porque “era bom”. Além disso, que é importante, um museu cria-se porque tem sentido, porque há dinheiro e porque há coisas para mostrar. Só Cascais quer criar mais três. Não se sabe quantos mais se projetam ou vão nascer pelo país fora. Eu teria mais cuidado.

***

Moçambique é o cenário de fundo do novo livro de José Rodrigues dos Santos – está aí ‘O Anjo Branco’ (Gradiva) para ser lançado a 23 de Outubro, com pompa, curiosidade e circunstância. Um romance à medida para a temporada.

***

FRASES

"Não será a olhar para as sondagens que sairemos deste atoleiro." João Miranda, no blogue Blasfémias.

"Em toda a carreira, nunca tive um filme com este reconhecimento da crítica internacional." Paulo Branco, sobre ‘Mistérios de Lisboa’, ontem, no CM

Etiquetas: