outubro 19, 2010

Blog # 719

Um dos grandes prodígios da política é o uso que se faz de certas palavras ou expressões. Por exemplo, ‘Estado Social’. O governo gosta muito dela e o primeiro-ministro usa-a sempre que pode, porque é uma bela síntese e serve para vários fins. Ora, se há coisa que põe em causa o ‘Estado Social’, é o novo orçamento – é estranho que o primeiro-ministro tenha ontem defendido exatamente o contrário: que é o garante do ‘Estado Social’. Aí está outro grande prodígio. Por exemplo: o primeiro-ministro diz que esta ou aquela medida “são de esquerda” porque ele decide que é assim, não porque haja alguma correspondência com o real. A realidade, aliás, é um limite aos desejos de José Sócrates, e um empecilho diante dos seus projetos. Por isso usa as palavras como lhe apetece.

***

Denis Johnson traduzido por João Tordo para a editora Ahab: trata-se de ‘Filho de Jesus’ – uma grande voz da América, sobretudo daquela que não vem nos filmes, não obedece cegamente nem aposta na Bolsa. Um bom momento.

***

FRASES

"Gosto muito de interpretar personagens tragicómicas, porque acho que a vida é assim mesmo." Miguel Guilherme, ontem, no CM.

"Estranho que ninguém tenha proposto a fusão dos Serviços Prisionais com o Parlamento." António Manuel Venda, no blogue Delito de Opinião.

Etiquetas: