novembro 10, 2010

Blog # 734

Chico Buarque ganhou o Prémio Portugal Telecom de literatura. Uma semana antes tinha ganho o Jabuti de ficção – o mais clássico dos prémios brasileiros – apesar de ter ficado em segundo lugar na categoria ‘romance’, o que é, no mínimo, uma originalidade. A distinção coube a ‘Leite Derramado’, uma obra mediana e longe da qualidade de ‘Budapeste’. Na história dos prémios há sempre polémicas; a atribuição destes recentes prémios literários a Chico Buarque não deixam de fazer supor que há motivos políticos (no caso do Jabuti, entregue ao som de ‘Dilma! Dilma!’, o que o autor não merecia) ou puramente estratégicos e de popularidade. A Chico Buarque devemos algumas canções muito belas e as senhoras devem-lhe uma admiração compreensível. Não estraguemos esse capital.

***

Hoje destacamos um dicionário, imagine-se: o clássico ‘Dicionário da Língua Portuguesa’, da Porto Editora, passa por mais uma reforma ortográfica – aí está a sua nova edição, atualizada e acessível nas livrarias.

***

FRASES

"Com os chineses não se pede, negoceia-se. […] Somos necessitados mas eles não são caridosos." Pedro S. Guerreiro, ontem, no CM.

"Há quem viva acima das suas possibilidades económicas e quem viva acima da sua inteligência." No blogue O Ouriquense.

Etiquetas: