novembro 12, 2010

Blog # 736

Correm vários protestos contra a extinção da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Antes deles, já aqui me declarei contra a medida tomada pelo governo – mas convém acentuar que ela é absurda. A decisão foi tomada em cima do joelho, ou no afã de liquidar institutos desnecessários ou com a finalidade, subtil, de lidar com problemas institucionais. Nada de conspirações. O protesto ultrapassou as fronteiras e a principal petição contra o encerramento veio de Itália, pela mão de Giorgio Di Marchis, um grande amante da nossa cultura. O trabalho de divulgação e de apoio ao livro português precisa de um organismo próprio e especializado, com as suas cumplicidades no planisfério. Se este governo não recuar, esperemos que o próximo reponha o bom senso e recupere a DGLB.

***

Em tempos de turbulência, 470 páginas de economia política: ‘Marx & Keynes. Os Limites da Economia Mista’, de Paul Mattick (Antígona). Uma revalorização do marxismo, contra as “cedências” de Keynes. Ler para debater.

***

FRASES

"O preço é essencial para os utentes saberem o que compram." João Cordeiro, presidente da Associação Nacional das Farmácias. Ontem, no CM.

"Na Eternidade não há Roque-Enrole mas podem crer que os bons soldados serão recompensados." Tiago Cavaco, no blogue Voz do Deserto.

Etiquetas: