novembro 16, 2010

Blog # 738

Entre Novembro de 2010 e Setembro de 2011 a Biblioteca Nacional encerra as suas portas para obras que, com o tempo, se tornaram indispensáveis e inadiáveis. Ou seja, durante um ano os investigadores e leitores terão de se dirigir a outras bibliotecas – ou aguardar. É um longo período. Este encerramento prova que os livros têm uma “vida física” própria e que precisam de cuidados permanentes. Durante décadas, a BN foi um monstro que maltratava os seus leitores; com o tempo, o acesso tornou-se mais fácil e cómodo. Há muito a fazer e esperamos, todos, que esta pausa também sirva para modernizar ainda mais o seu funcionamento. É bom que não seja, apenas, “a Biblioteca Nacional”, mas também “a Biblioteca”, um lugar de referência para a nossa toponímia cultural. Até para o ano.

***

Aplausos para a Guerra e Paz, que publica ‘O Ano do Cometa’, do mestre galego D. Álvaro Cunqueiro – antes do realismo mágico latino-americano, já Cunqueiro escrevia sobre personagens que voavam e nunca morriam. Uma beleza.

***

FRASES

"Pinochet deu-me uma gota de amargura que até hoje convive com a minha alegria." Antonio Skármeta, autor de ‘O Carteiro de Pablo Neruda’. Ontem, no CM.

"Os comentadores, em regra, são piores do que a classe política que amaldiçoam." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

Etiquetas: