dezembro 01, 2010

Blog # 748

Trezentos e setenta anos depois, Portugal e Espanha continuam a desconfiar um do outro. Convém. A Catalunha (Aragão), nossa ‘aliada’ em 1640, votou no domingo passado contra o ‘tripartito’ de esquerda e a retórica do folclore independentista. De alguma maneira, é também o regresso da Catalunha à Espanha, tal como a nossa crise económica é o regresso à Europa e ao seu contexto. Periodicamente, alguém aparece a defender a Ibéria, como se fôssemos mais felizes ou mais completos como nação se estreitássemos laços mitológicos com a Espanha. Não seríamos. A nossa amizade com a Espanha nasce desta oposição histórica e sincera, até porque o amor nasce sobretudo entre diferentes. Trezentos e setenta anos depois Espanha e Portugal são os termos dessa relação infiel e verdadeira.

***

Fantástica edição, a de ‘Aos Ombros de Gigantes’, sobre as grandes descobertas da física e da astronomia, com coordenação de Stephen Hawking (Texto): um fundo inesgotável (1300 págs.) de maravilhamento e de ciência para todos.

***

FRASES

"Ao seu jeito, Mourinho sabe ganhar. Mas é certo que nunca será grande a perder." Rui Rocha, no blogue Delito de Opinião.

"Estamos moderadamente otimistas. Podemos ganhar." Miguel Angel Lopéz, diretor da candidatura ibérica à organização do Mundial de futebol de 2018.

Etiquetas: