dezembro 27, 2010

Blog # 766

De acordo com o CM, este ano só dois livros ultrapassaram a barreira dos 50 mil exemplares vendidos (José Rodrigues dos Santos e António Feio); no ano passado, o pódio atingia-se depois dos 100 mil (casos de Dan Brown e Rodrigues dos Santos). As contas ainda não estão totalmente feitas, e não se sabe se, no total, se venderam mais ou menos livros do que em 2009 (embora um milagre seja pouco admissível). Depois de janeiro, a mais ativa e produtiva das ‘indústrias culturais’, a que mais riqueza e emprego gera no setor – a edição –, conhecerá os números verdadeiros da sua crise. É normal pensarmos que, em tempos difíceis, os bens culturais são mais dispensáveis. Daí que os critérios devam ser ainda mais exigentes. Sobreviver, ultrapassar 2011, esse sim, vai ser um milagre.

***

A não perder as reportagens de Fernando Alves sobre alfarrabistas. Foram para o ar na TSF e, agora, podem ser escutadas no sítio da rádio na internet (www.tsf.sapo.pt). Deliciosas, mostram gente que se perde por um livro.

***

FRASES

"Os que passam a vida a queixar-se que ‘só neste país’, deviam ser deportados para Madagáscar." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

"É bom ver filmes sem pipocas e barulho de Coca-cola." João Botelho, realizador. Ontem, no CM.

Etiquetas: