janeiro 03, 2011

Blog # 771

Além de tudo o que poderíamos dizer do ponto de vista cívico ou político, a petição que o CM lançou ontem e que continuará a ocupar as páginas do jornal pela aprovação – no Parlamento – da criminalização do enriquecimento ilícito, é um ato de cultura. Um país não pode viver com dignidade quando as suas leis não garantem a justiça plena, não protegem o trabalho honrado dos seus cidadãos, nem estão preparadas para punir a corrupção – o que tem acontecido, infelizmente, com o beneplácito ou a indiferença do Estado, a somar à pior indiferença, que é a dos cidadãos. Um país não é ‘civilizado’ apenas quando vive a ilusão da abundância; precisa de ser justo para ser mais livre; e, para isso, precisa de leis sensatas e claras, como a que a Petição do CM quer ver aprovada.

***

A notícia não interessa a ninguém, mas mostra que ainda se procuram coisas saborosas na vida: é a terceira vez que um livro de cozinha de Jamie Oliver é o best-seller de Natal no Reino Unido. Vendeu 200,000 em sete dias.

***

FRASES

"A clareza e bondade das leis são mais determinantes do que as estradas, o TGV ou aeroportos." Octávio Ribeiro, ontem, no CM.

"Não deixam um adulto vacinado fumar, mas deixam uma criança de 13 anos beber até cair." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

Etiquetas: