janeiro 12, 2011

Blog # 778

Os livros de Paulo Coelho foram proibidos no Irão ao fim de 12 anos de vendas milionárias. Coelho diz que a decisão é arbitrária – tem razão. Em 2005, para contornar a constante violação das leis de direitos de autor (o Irão não paga direitos, a menos que a obra seja antes publicada no país), o autor de ‘O Alquimista’ fez com que a primeira edição mundial de ‘O Zahir’ saísse em Teerão e só depois no resto do mundo. Com isso, conseguiu 6 milhões de exemplares legais (contra cerca de 10 milhões ilegais). Ele espera, agora, que as boas relações entre a diplomacia brasileira e o regime iraniano possam ajudá-lo. Pode ser. Talvez isso ilumine mostre a verdadeira face dos interesses brasileiros – ou, então, as sua largas parcerias com regimes ditatoriais. Aceitam-se apostas.

***

De Dalila Cabrita Mateus e Álvaro Mateus, autores de ‘Purga em Angola’, a denúncia do 27 de Maio de 1977, a Texto publicará este mês ‘Angola 61. Guerra Colonial, Causas e Consequências’, sobre os acontecimentos desse ano.

***

FRASES

"Infelizmente, Mourinho não é candidato presidencial nem gere empresas. Vamos lá à economia." Pedro S. Guerreiro, ontem, no CM

"A ver se percebem que isso de ‘gostar de mulheres’ não exclui outras possibilidades." Eduardo Pitta, no blogue Da Literatura.

Etiquetas: