fevereiro 02, 2011

Blog # 793

Abençoado dinheiro público. O aeroporto internacional de Beja começará a receber turistas britânicos já a partir de abril ou maio; de Heathrow, hordas de ingleses e de outros curiosos invadirão a planície em voos ‘charters’ e não darão descanso aos melros, que agora saltitam de sobreiro em sobreiro, entre perdizes e cotovias. Beja tem muito que ver e é uma pena que os portugueses não conheçam os seus monumentos e a sua arte sacra (já não falo da gastronomia); muitos desses turistas partirão para as praias, para as barragens, para montes sossegados e isolados onde ouvirão melodias campestres e bucólicas sobre as cegonhas brancas, ou então para o porto de Sines embevecer-se diante da petroquímica. Vai ser, estimo, uma revolução cultural milionária no coração do Alentejo.

***

Harold Bloom é o ‘grande leitor’. A Temas e Debates relança este mês ‘O Cânone Ocidental’ (tradução de Frias Martins), o livro definitivo sobre “a literatura que nos fez ser assim”: nenhum livro é tão apaixonado pelos bons livros.

***

FRASES

"Há uma zona de responsabilidade pessoal. Temos de começar a fazer poupanças para o futuro." Ribeiro Mendes, economista. Ontem, no CM.

"Há pessoas tão naturalmente boas que senti-las por perto é avassalador." No blogue O Jansenista.

Etiquetas: