fevereiro 10, 2011

Blog # 799

Há por aí um ‘debate’ sobre uma canção dos Deolinda. Ora, o que cantará Ana Bacalhau? O mais simples: que a vida não está fácil e que ter um cursinho universitário (ainda por cima destes) não é um seguro para os anos que se aproximam. O problema é que os portugueses se deixam enfeitiçar por refrães sobre como a vida é injusta. A canção diz também para que a geração mais velha se preocupe com as novas gerações que, coitadas, não têm emprego garantido. Não têm? Lutem por ele. Estão desanimados? Os festivais de rock esgotam e os ‘gadgets’ andam de mão em mão. A vida está difícil? Ninguém prometeu um mar de rosas, a não ser nas canções. Perguntem aos nossos avós. Perguntem aos nossos pais. Façam contas sobre como a vida era ‘mesmo’ difícil há vinte, trinta anos. Cresçam.

***

John Fante é um autor americano desconhecido – as Edições Ahab acabam de publicar ‘Pergunta ao Pó’ (tradução de Rui Pires Miranda, prefácio de Bukovski), um romance que nos devolve ao lado mais duro e áspero de Los Angeles. Pérola.

***

FRASES

"O primeiro-ministro está contente com o aumento da carga fiscal sobre os cidadãos." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

"Se me deportarem, podem encomendar já o meu caixão." Liliana, 25 anos, portuguesa que pode ser deportada para Portugal, onde o marido ameaça matá-la. Ontem, no CM.

Etiquetas: