fevereiro 17, 2011

Blog # 804

No Festival de Berlim acabou de ser apresentada a sequela de ‘Tropa de Elite’. Wagner Moura, o ator que interpreta a personagem do capitão Nascimento, lembrou ao CM que se tratava do “filme mais visto de sempre na América do Sul”. Não admira. ‘Tropa de Elite’ foi o primeiro filme das últimas décadas a apresentar outra visão sobre a violência do Rio de Janeiro, sem o ar épico e romântico dos traficantes e deserdados das favelas, onde a lei está ausente – mas mostrando como funciona a corrupção e a violência policial. É um filme de que ninguém sai vivo. Nas salas de cinema brasileiras o público aplaudia. Ao fim de muitos anos, um filme mostrava o drama dos lutadores solitários e, ao mesmo tempo, o rosto do mal e a sua desculpabilização pela má consciência da burguesia.

***

‘O Complexo de Sagitário’ é a nova ficção de Nuno Júdice (D. Quixote) – uma reinterpretação da ‘Filosofia na Alcova’, do Marquês de Sade; termina assim: “...a treva de Sagitário por entre o brilho das estrelas.” Sai este mês.

***

FRASES

"É necessário proteger o setor da Cultura de uma política geral de austeridade." José Sócrates, ontem, no CM.

"É bom que nem chegues perto do estádio." Bernardo Pires de Lima, sobre a hipótese de Paulo Futre ir para o Sporting, no blogue União de Fato.

Etiquetas: