fevereiro 18, 2011

Blog # 805

Vale a pena seguir o percurso da espanhola Leire Pajín (35 anos), ministra da Saúde, Política Social e Igualdade, especialista em engenharia social. Arquitecta da nova lei anti-tabaco, ela é também a impulsionadora de outras iniciativas que visam higienizar a sociedade espanhola, aperfeiçoá-la e vigiá-la para que não perca o juízo. Entre elas estão as disposições contra brincadeiras “sexualmente discriminatórias” nos jardins de infância, e uma postura com multas para ofensas através da linguagem (por exemplo, chamar feio a alguém vale 500 euros). Na semana passada chamou machista ao líder da oposição – por não saber cozinhar nem arrumar a casa. Agora, proíbe que se fume dentro de casa para não ofender as empregadas domésticas. O paraíso orwelliano está ao alcance da mão.

***

‘Contra a Literatice e Afins’ (Guerra & Paz) é o novo livro de João Gonçalves, o autor do blogue Portugal dos Pequeninos. Sem piedade, como na excelente escrita de João Gonçalves – concordemos ou não com ele. Em Março nas livrarias.

***

FRASES

"A política portuguesa tem o folclore dos bailados do Verde Gaio." J. Rentes de Carvalho, no blogue Tempo Contado.

"Portugal beneficiaria muito em rescrever a sua História dos Descobrimentos." Paul Laverty, argumentista de um filme sobre Cristóvão Colombo. Ontem, no CM.

Etiquetas: