fevereiro 21, 2011

Blog # 806

Anna Nicole Smith não cabia nas suas próprias fotografias e inspirou Mark-Anthony Turnage (além do marido quase senil que a deixou viúva em pouco tempo) a compor uma peça que os megafones do ‘showbizz’ classificaram como “a primeira ópera sobre sexo”. Natural exagero num mundo para quem o sexo tem de estar em todo o lado. Ora, a ópera já tinha descoberto o sexo há muito tempo, tal como – salvo erro – a própria humanidade. Sem ser exaustivo, óperas de Mozart, Puccini, Wagner, Alban Berg (‘Lulu’) e outros enredos cheios de excesso e drama já passaram pelo palco da nossa cultura e não merecem ser esquecidos. A opulência de Anna Nicole Smith pode ser, vá lá, generosa e pneumática; mas daí a entrar nos anais da ópera como uma grande novidade, é talvez de mais. Mesmo para ela.

***

‘Filosofia em Directo’, de Desidério Murcho, ‘A Ciência em Portugal’, de Carlos Fiolhais e ‘Segurança Social, o Futuro Hipotecado’, de Fernando Ribeiro Mendes, são os mais recentes livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

***

FRASES

"Se voltares a olhar para mim, dou cabo de ti." Assaltante de uma bomba de gasolina em Águas de Moura, em pleno dia, para a funcionária. Ontem, no CM.

"Escreveu-se mais sobre o Bloco durante estes dias do que nos últimos dois ou três anos." Rui Bebiano, no blogue A Terceira Noite.

Etiquetas: