fevereiro 22, 2011

Blog # 807

A notícia vinha no ‘Daily Telegraph’: há cada vez mais homens a participar nas “comunidades de leitores”, até agora vistas como um reduto feminino. Já há tempos o ‘Boston Globe’ tinha alertado para a mudança: os homens também já tinham descoberto as virtudes das “comunidades de leitores”, com o pretexto de sair de casa, discutir livros que andavam a ler, beber uísque e fumar um charuto. Que isto não pareça uma minudência – pelo é uma revolução nos costumes. É o reconhecimento de que a leitura liberta e que funciona com um elemento de identidade. O ‘Telegraph’ vai mais longe: as mulheres dedicam aos livros apenas cerca de 60% do tempo da “comunidade”; já os homens estão até depois da meia-noite a falar de livros. Preparem-se, pois, minhas senhoras. Eles vão chegar tarde.

***

A Bertrand reeditou uma obra publicada nos idos de oitenta, um prodígio de romantismo contemporâneo: ‘Hotel du Lac’, de Anita Brookner. É a história de uma escritora de romances em crise. De amor, naturalmente.

***

FRASES

"O rastilho para a agitação que se vive hoje no mundo árabe foi a subida do preço do pão." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"Na medida do que é possível, fui informado que terá hoje lugar um Sporting-Benfica." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

Etiquetas: