março 11, 2011

Blog # 820

De vez em quando acontece. A polémica em torno de ‘A Serbian Film’, que conquistou o prémio do júri do Fantasporto, tem toda a razão de ser. Em primeiro lugar, porque o filme tem a intenção de ser polémico e, portanto, deve saber suportar as críticas; em segundo lugar porque a violência sexual, a violação de crianças e a sua representação não podem ser vistos apenas como parte do “tabu ocidental”, ou elementos decorativos num filme sobre os Balcãs. A arte (o cinema, a literatura, o teatro, seja o que for) defende o seu direito a não ter limites; mas deve estar preparada para a discussão e a censura moral. Numa sociedade democrática ninguém está a salvo da crítica, do confronto e do julgamento. Nem mesmo num festival de cinema como o Fantas, por maioria de razões.

***

Ideia boa & picante: a Tinta da China lança uma nova coleção: Livros Licenciosos, como ‘O Pauzinho do Matrimónio’, de Bordalo Pinheiro, ‘Entre Lençóis’, de Cândido de Figueiredo, e ‘O Vício em Lisboa’, de Eduardo Schwalbach.

***

FRASES

"A ideia é mostrar aos pacientes que nada tenho a esconder e encorajá-los a serem honestos." Sarah White, psicóloga americana que se despe durante as consultas. Ontem, no CM.

"O Portugal político está a passar um momento particularmente estranho." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: