abril 23, 2011

1,98 por cento bastou

Um jogo só está ganho quando termina; uma eliminatória termina ao fim de dois jogos. Este princípio, geralmente aceite, tem excepções – e, apesar da época excelente do FC Porto, ele não serviu para moderar a paixão da imprensa e o seu gosto antecipado pela previsibilidade a propósito das meias-finais da Taça de Portugal. Erro crasso e falhanço nas previsões.

Para a generalidade dos comentadores que ouvi na rádio, antes e durante os primeiros minutos de jogo, tratava-se de o Benfica aguentar a pressão “que decerto existiria” e de o FC Porto “tentar a vitória” mas sem colocar em perigo a passagem – garantida, como de costume – dos encarnados à final. O que o jogo de anteontem demonstrou foi o seguinte: o FC Porto estava disponível para discutir não só as evidências dos comentários mas, sobretudo, discutir o essencial, que era futebol. E ganhou, apesar de, nesse mesmo dia, o “Público” ter anunciado que, de acordo com a conhecida fiabilidade das estatísticas, só ter 1,98 por cento de possibilidades de passar à final (tendo em conta 101 jogos entre as duas equipas no estádio do Benfica). Pois foram esses 1,98 por cento que abriram a porta a uma das vitórias mais saborosas da temporada (até ao momento); se havia 1,98 por cento de hipóteses, seria por aí que o FC Porto seguiria, como seguiu, mostrando que não há jogos para “cumprir calendário” nem derrotas de que se não possa redimir.

A magnífica prestação ofensiva de que se distinguiu o tridente goleador (Moutinho, Hulk e Falcao) serviu, também, para confirmar as opções de André Villas-Boas que não foi à Luz para sujeitar a sua equipa às provações de um jogo mastigado e defensivo, como queria Jorge Jesus, confiante em que a semana da Páscoa lhe seria favorável e em que há sempre uma estrelinha a favorecer o clube que ainda representa.

Nisto tudo, um momento menos agradável: as luzes mantiveram-se acesas no estádio e o sistema de rega não funcionou. Alguma coisa, portanto, continuava a falhar.

in A Bola - 23 Abril 2011

Etiquetas: