abril 20, 2011

Blog # 848

Sorte a minha. Durante anos ignorei a existência de um livro intitulado ‘Single & Single’, de John Le Carré (Dom Quixote, de 1999). Leio-o comovido – é do melhor que Le Carré escreveu: uma prosa finíssima, elegante, crua e poética em simultâneo. Uma história que nos reenvia às transformações na ex-URSS, a um palco de personagens reservadas para o descalabro ou para a melancolia. Precisamente a melancolia: não há cultura superior nem civilização sem o seu perfume. Estes personagens transportam uma reserva de lágrimas que não mostram – por pudor. Amam terrivelmente. Sofrem sem limites. Se fossem portugueses, morreriam de saudade. E morrem, mesmo assim, como gente rebelde e destinada a fazer qualquer coisa de trágico e de glorioso, em nome do amor ou da própria melancolia.

***

Eu sei, não consigo resistir ao folhear as páginas de ‘Cozinha. O Coração da Casa’ (Civilização Editora), de Nigella Lawson, ‘a Nigella’: nem é pela comida; é mais pelo efeito. Os meus leitores sabem do que eu falo. É por Nigella.

***

FRASES

"As pessoas vão sempre precisar de música." Mikkel Solnado, músico, filho de Raul Solnado. Ontem, no CM.

"Segundo vozes viperinas, Mário Soares não para; desta vez mandou Fernando Nobre para o PSD." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: