maio 03, 2011

Blog # 857

Num artigo publicado no jornal inglês ‘The Guardian’, sugeria-se que Osama Bin Laden se teria inspirado em Isaac Asimov (1920-1992), o escritor de ficção científica, para designar a sua organização. A obra principal de Asimov, ‘Fundação’, foi traduzida nos anos 70 para o árabe com esse título, ‘Al Qaeda’. Ora, há uma grande semelhança entre o argumento do livro de Asimov e os objetivos de Bin Laden, bem como entre os métodos de Hari Seldon, o protagonista de ‘Fundação’, e os do terrorista saudita: mensagens em vídeo, seguidores que vivem em cavernas para lutar contra o Império, treino militar e psicológico, rede informática global, etc. Para lá do fundamentalismo islâmico, a visão das ruínas e das chamas veio da literatura. Da ficção científica que um dia se torna real.

***

Afinal, a política não terminou, como Francis Fukuyama previa em ‘O Fim da História; o novo livro leva o título ‘As Origens da Ordem Política’, e acaba de sair nos EUA. As suas 600 páginas serão publicadas em 2012 pela Dom Quixote.

***

FRASES

"Ao contrário do que muitos pretendem, hoje não há ‘mas’. Como há uma década, em Nova Iorque." João M. Fernandes, no blogue French Kissin

"As eleições serão um plebiscito ao FMI. Aos portugueses resta apenas uma escolha de caráter." José Rodrigues, ontem, no CM.

Etiquetas: