maio 06, 2011

Blog # 860

O que aconteceu antes do começo? Mistério. É para responder a essa questão que Ed Falco vai concluir uma ideia original de Mario Puzo, o autor de ‘O Padrinho’, a fim de contar a história da ascensão de Vito Corleone na máfia novaiorquina. No final dos anos oitenta, Puzo tinha publicado ‘O Último dos Padrinhos’ (‘The last Don’), que era uma espécie de voo controlado sobre todas as suas histórias da máfia – fascinantes, perversas, sem perdão (ao contrário do terceiro episódio da saga realizada por Coppola, em que Al Pacino se “santifica”). Habituados a sequelas dos filmes e dos romances, vamos agora ser confrontados com a reinvenção do passado de Vito (aliás, Marlon Brando no cinema). Além de exercício fascinante é a homenagem a uma histórias mais marcantes do século XX.

***

A Guerra e Paz em combate pelo urbanismo: ainda em maio, a editora publicará ‘Manual de Crimes Urbanísticos’, de Luís F. Rodrigues, prefácio de Gonçalo Ribeiro Telles – um retrato do caos, da corrupção e, sobretudo, da indiferença.

***

FRASES

"Até a Troika considera que é importante dotar de verbas a conservação do património português." Elísio Summavielle, Sec. Estado da Cultura. Ontem, no CM.

"O que vieram estes senhores cá fazer? Simples: o que estão a fazer em todo o lado." Daniel Oliveira, no blogue Arrastão.

Etiquetas: