maio 11, 2011

Blog # 863

O documentário ‘Pare, Escute, Olhe’, de Jorge Pelicano, recebeu – em Itália – o oitavo prémio da sua carreira em festivais e salas de cinema. De que trata o filme? Da Linha do Tua. Se o leitor nunca viajou na Linha do Tua vê o assunto como uma excentricidade do Portugal das montanhas e do deserto nordestino, onde um rio e uma linha de comboio se transformam em cenário para a construção de uma hidroelétrica. Pode ser. Tal como a Linha do Tua, outras ferrovias foram abandonadas para que o território pudesse ser ocupado por asfalto e camionagem. Se é verdade que “alta velocidade” nunca passará pelas montanhas, não é menos verdade que ficamos mais pobres se esquecermos a paisagem, os seus povos e a sua memória. Jorge Pelicano e o seu filme são um emblema dessa memória.

***

A Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, Lisboa, abre as suas portas, a partir de amanhã, para uma exposição da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat: ‘A João Guimarães Rosa.’ Tudo para conhecer o grande sertão brasileiro.

***

FRASES

"Chegaremos ao pântano deitados ao sol." Fernanda Cachão, ontem, no CM.

"Quando se perde o sentido da simplicidade dá para tudo. Até para não ver o que é evidente." Nicky Florentino, no blogue Albergue dos Danados.

Etiquetas: