maio 27, 2011

Blog # 875

Gosto muito de ouvir alguns sociólogos e psicopedagogos comentar “casos reais”; a principal razão tem a ver com o fato de não parecerem ser deste mundo, se bem que se esforcem. De repente pintam o cenário como se fosse a catástrofe, uma espécie de fim do mundo organizado em ondas de violência juvenil. A ideia de que os atos de violência são praticados por jovens que imitam a “violência dos adultos” ou por raparigas que imitam a “violência dos rapazes” é uma ideia interessante, mas, como se sabe, despropositada. Nesse mundo, os jovens eram pacíficos como cordeiros, as crianças um modelo de inocência, e as adolescentes um retrato de anjos que vestem de saias. Infelizmente, a realidade também tem partes de cenas filmadas no YouTube com agressões entre jovens. São muitas.

***

Em Junho, chamo a atenção para ‘Tiago Veiga, uma Biografia’, de Mário Cláudio (Dom Quixote) – uma investigação literária sobre Tiago Veiga, bisneto de Camilo Castelo Branco, solitário que nasceu e morreu numa aldeia minhota. Aguardemos.

***

FRASES

"Só 16 anos para um assassino daqueles que nunca se arrependeu?" Irmã de José Carlos Silva, assassinado à facada em Junho do ano passado, em Guimarães. Ontem, no CM.

"Enquanto a vaca deu, diziam com orgulho que desprezavam a política. Agora acampam." Filipe Nunes Vicente, sobre os acampados do Rossio, no blogue Mau-Mau.

Etiquetas: