maio 31, 2011

Blog # 877

Qual a importância do Polo Norte? Toda. Antigamente, achava-se que havia esferas no interior da Terra e que elas moviam o planeta; a imagem fica bem em sonetos, mas não é verdadeira. A descoberta do Polo Norte magnético é outro dos momentos decisivos para a nossa existência e não tem a ver com um ponto fixo à superfície do planeta – o primeiro a aproximar-se dessa lugar e dessa medição exata foi James Clark Ross, há 180 anos, que deviam ser assinalados amanhã. Era para esse ponto invisível e flutuante que as bússolas apontavam (embora não sejam a mesma coisa); só no século XX a sua localização variou cerca de 1000 quilómetros. Os poetas, os geógrafos, os astrónomos e os viajantes deviam reter esta data e o nome de Ross. O nosso mundo ganhou muito com essa descoberta.

***

Sai hoje para as livrarias, com edição da Colibri, ‘Ficava em Angola e Chama-se Nova Lisboa’, de Inácio Rebelo de Andrade – num momento de rejuvenescimento da literatura pós-colonial, as memórias de África são fundamentais.

***

FRASES

"Enquanto a campanha eleitoral aquece, chega ao País o primeiro cheque do resgate." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"Dizer o quê sobre Lady Gaga, se o nome da pessoa é Stefani Germanotta?" Segismundo, no blogue Albergue dos Danados.

Etiquetas: