junho 06, 2011

Blog # 881

Periodicamente regressa a epidemia. Está escrito em toda a literatura da humanidade desde a Bíblia ao romance ‘A Peste’, de Albert Camus, passando pelas crónicas medievais, pelas narrativas de aventura e viagem do século XVI, pelo manancial de historiografia das catástrofes do século XVIII ou pela literatura da viragem do século – o trágico encontra-nos em todos os períodos de crises. Mais do que o trágico, a necessidade de trágico, cuja explicação impossibilita a intervenção da razão. A ameaça do ‘E.coli’ atinge as sociedades ‘civilizadas’ lembrando a luta contra o invisível. Os cientistas trabalham noite e dia, dizem as notícias, para encontrar um antibiótico capaz. Os legumes frescos, a cura de todos os males, em nome da ‘vida saudável’, ameaçam-nos na contramão.

***

Em Junho ainda, mesmo no fim, a Civilização vai lançar o livro de um dos melhores contadores de histórias do nosso tempo, ‘O Fantástico Sr. Raposo’, de Roald Dahl, o autor das ‘histórias do imprevisto’. Bom para esta temporada.

***

FRASES

"As senhoras de província pertencem a outras ‘geografias’ que não a província do séc. XIX." Joana Carvalho Dias, no blogue O Tempo e as Vontades

"Vivo com o Fernando Pessoa desde sempre." Pedro Lamares, ator do filme ‘O Livro do Desassossego’, ontem, no CM.

Etiquetas: